É o conjunto de procedimentos que permite detectar a origem e acompanhar a movimentação de um produto ao longo das etapas da cadeia produtiva, mediante dados e registros de informações. Com estes dados será possível efetuar o recolhimento de algum produto quando necessário.
Na prática, trata-se da vistoria de todos os estágios das etapas desse ciclo, de modo a gerar dados e criar códigos de rastreabilidade sobre os lotes.
Para os produtores e distribuidores, é fundamental proporcionar maior rastreabilidade dos alimentos, desde o momento em que saem da produção até o que chegam à mesa do consumidor final. Trata-se de uma questão de garantia de qualidade.
Quando forem identificadas falhas no processo ou em alguma etapa da cadeia produtiva, a empresa deve iniciar o procedimento de recolhimento para evitar maiores danos à população e a própria empresa.
Para uma retirada de produtos rápida e eficaz, toda empresa deve ter um plano de recolhimento previamente definido, onde todos os passos devem ser descritos para garantir agilidade e transparência no processo.
O plano de recolhimento deve especificar as situações em que o recolhimento deve ser executado, os procedimentos que devem ser seguidos pela empresa para que a ação seja rápida e efetiva.
Um sistema de rastreabilidade confiável, possibilita a correta identificação de produtos em qualquer lugar da cadeia produtiva e viabiliza a possibilidade de um recall quando necessário.
O recall é essencial para a segurança da população, através da comunicação aos consumidores e o recolhimento dos produtos que possam trazer algum dano.
As melhores empresas têm a melhor consultoria em Segurança dos Alimentos!