Betel Assessoria

Blog Betel

Blog Betel

 

 

No ambiente escolar há maiores riscos de contaminação devido ao grande número de refeições servidas diariamente. As condições de higiene inadequadas no preparo e distribuição também contribuem para a contaminação, por isto a importância da aplicação do controle de qualidade dos alimentos em unidades de alimentação escolar.

 

Fatores que contribuem para contaminação:

 

> A realização da preparação com muita antecedência, favorece a proliferação de bactérias, possíveis de contaminação para o alimento.

 

> A exposição prolongada sem o controle de temperatura, favorece a eventuais agentes contaminadores.

 

> A higienização incorreta dos alimentos e utensílios.

 

 

Portanto, para a prevenção:

 

> É necessário implantar as Boas Práticas de Manipulação previstas na legislação vigente.

 

> Aplicar treinamentos para prevenção das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), higienização de frutas, legumes e verduras, higienização pessoal, forma correta de armazenar os alimentos frios e quentes, controle de estoque e entre outros.

 

 

Diante desse contexto, é importante enfatizar que a implantação das Boas Práticas em Unidades de Alimentação Escolar, é a melhor forma de prevenção. O que também inclui reuniões semanais, quinzenais ou mensais com todos os responsáveis por essas unidades. Salientar a importância das medidas de controle para entrega de uma merenda de qualidade e segura, ter a preocupação e obrigação com o ambiente de trabalho e as técnicas ali empregadas, bem como a conscientização e capacitação dos manipuladores de alimentos, através de treinamento e melhoria contínua.

 

 

Dúvidas como implantar as boas práticas em sua unidade escolar entre em contato conosco!

 

 

As melhores empresas têm a melhor consultoria em Segurança dos Alimentos!