A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), determinou modificações significativas nas embalagens de alimentos, tanto na aparência, quanto na forma como a composição dos produtos é informada. O objetivo das mudanças é facilitar a compreensão dos consumidores com relação ao conteúdo dos preparos.
Com as novas normas de rotulagem nutricional, que entram em vigor em 9 de outubro de 2022, a declaração desta tabela apresenta modificações, deve ser representada em fundo branco com letras pretas.
Veja as principais modificações na tabela:
As principais modificações se referem a sua formatação, à declaração do número de porções por embalagem, dos valores nutricionais por 100 g ou 100 ml, dos teores de açúcares totais e adicionados e de alterações na declaração do percentual de valor diário (%VD).
Deve conter a indicação da quantidade de porções por embalagem, assim como deve constar a quantidade de açúcares adicionados, além da informação de açúcares totais na formulação. Essa divisão já acontece com a demonstração das gorduras presentes nos alimentos.
Tabela de informação nutricional:
Exemplo da nova tabela nutricional dos alimentos – Fonte: ANVISA
As melhores empresas têm a melhor consultoria em Segurança dos Alimentos!